Resumo de Geologia
Objectivo Geral: Modelo do Planeta Terra
Fontes de energia da Terra
- Externa: Sol
- Interna (energia térmica): Emanada do interior do planeta – porque é um planeta geologicamente activo.
Condições necessárias à existência de vida na Terra
- Existir água nos 3 estados
- Temperatura amena
- Ciclo da Água
Papel da energia irradiada pelo Sol:
- A energia solar activa o movimento atmosférico (os climas)
- Impulsiona o ciclo da água
- Proporciona o calor necessário às reacções químicas (acelera as reacções)
- Mantém uma temperatura que permite a manutenção da vida
- É utilizada pelos seres vivos fotossintéticos.
A terra funciona como um sistema (porção do Universo com diferentes componentes em interacção, de um modo organizado)
Caracterização dos sistemas da Terra:
Sistema isolado: não há trocas de energia nem de matéria nas suas fronteiras
Sistema fechado: existem trocas de energia nas suas fronteiras mas não há trocas de matéria
Sistema aberto: existem trocas de energia e de matéria nas suas fronteiras
A Terra é classificada como um sistema quase fechado:
Recebe energia solar vinda do exterior e transfere calor para fora dos seus limites. Quanto à matéria, as permutas são diminutas. Recebe alguma matéria do exterior e pode perder alguns componentes pouco densos. No entanto as quantidades de matéria que entram e saem são muito pequenas relativamente as dimensões do planeta.
Subsistemas terrestres – são enormes reservatórios de energia e matéria e funcionam como sistemas abertos.
Hidrosfera (parte aquática)
- Conjunto de toda a água que existe na Terra
- Essencial à existência de vida
- Esta água encontra-se em constante movimento – ciclo hidrológico ou ciclo da água
- Os oceanos absorvem a maior parte da radiação solar que atinge a superfície terrestre (através das correntes oceânicas, esta energia é distribuída por todo o planeta.
- Agua nos 3 estados devido a:
Posição da Terra no Sistema Solar
A sua dimensão
Pressão e temperatura adequada
- Distribuição do suprimento de água no Planeta: Maior % de água salgada; pouca água superficial e não esta distribuída de forma equitativa em todo o mundo
- A criosfera está dentro da hidrosfera (calotes glaciares)
Quando as águas são poluídas está alterando a Biosfera, mata seres vivos; as marés negras alteram a Biosfera, também, e estraga o solo, Geosfera.
Atmosfera (parte gasosa)
- Mistura de gases que envolve a superfície
- A atmosfera primitiva terá sido diferente da atmosfera actual. Constituição:
Dióxido de carbono; Metano; Vapor de água
O Papel da Atmosfera:
- Protege dos efeitos nocivos da radiação solar e do bombardeamento das partículas sólidas provenientes do espaço
- A atmosfera encontra-se em constante interacção com os outros subsistemas.
Agressões à atmosfera:
- Libertação de CFC
- Petróleo
Geosfera (parte terrestre)
- Parte sólida quer superficial quer profunda da terra
Agressões à Geosfera:
- Utilização de adubos
- Lixeiras
- Pedreiras
Biosfera (seres vivos)
- Conjunto de todos os seres vivos que habitam na Terra
Agressões à Biosfera
- Caça aos animais e vias de extinção
- Animais presos em restos de redes de pesca
- Cortar arvores, destrói o habitat de animais
As Rochas
Rochas Sedimentares
Originam-se à superfície a partir de rochas preexistentes
1º Sedimentogénese (formação do sedimento)
1.1 - Meteorização (alteração) (agentes – chuva, vento)
1.2 - Erosão (remoção dos detritos)
1.3 – Transporte (agentes – chuva, vento, seres vivos)
1.4 – Sedimentação (sedimentos) (sedimentam-se quando a água esta calma)
2º Diagénese (rochas sedimentares coerentes e consolidadas)
2.1. – Compactação (expulsão de água e diminuição do seu volume – compressão dos sedimentos)
2.2 – Cimentação (preenchimento dos espaços entre os sedimentos por novos minerais que resultam da precipitação de substancias químicas. Estes materiais formam um cimento que liga as partículas.
Sedimentação:
Os estratos distinguem-se pela espessura, dimensão e colocação dos materiais, juntas de estratificação
Caracterizam-se por formarem estratos e apresentarem frequentemente fosseis que são muito importantes no reconhecimento do passado da Terra
Fósseis – restos ou vestígios de seres vivos, que vivera em épocas geológicas anteriores à actual.
Importância dos Fosseis:
Fornecem informações sobre o momento – idade geológica relativa em que as rochas que os contêm se formarem, o ambiente, em que viveram – Paleoambientes e a idade que permite deduzir uma idade relativa. (Fosseis de idade e fosseis de ambiente)
Fóssil bom datador:
1- Ter existido numa época específica
2- Já extintos
3- Com estruturas que facilitem a fossilização
4- Com ampla distribuição geográfica
Rochas Magmáticas
- Forma-se no interior da Terra e é constituída por: minerais fundidos e gases dissolvidos (consolidação do Magma)
Consolidação do Magma:
No interior: R. Magmáticas Intrusivas ou Plutonitos
- Apresentam minerais desenvolvidos. Ex.: Granito
No exterior: R. Magmáticas Extrusivas ou Vulcânicos
- Apresentam minerais pouco desenvolvidos Ex.: Basalto
Nota:
Normalmente o magma é menos denso que as rochas envolventes e sujeito a grandes pressões o que permite a sua movimentação até à superfície.
Rochas metamórficas (recristianização de rocas pré-existentes)
Mudam de forma (abaixo da superfície –
Metamorfismo – processo da dinâmica interna, através do qual qualquer tipo de rocha experimenta um conjunto de transformações mineralógicas e estruturais, mantendo-se, no estado sólido, sob a influência de factores de metamorfismo (Pressão, Temperatura, Fluidos circulação, Tempo). É um processo lento. (Forma: Foliação)
Metamorfismo regional – ocorre em regiões em que as rochas ficam progressivamente submetidas a tensões e temperaturas elevadas. Estas regiões correspondem a zonas de colisão de massas continentais. Ex.: Gnaisse e o micaxisto.
Metamorfismo de contacto – quando uma intrusão magmática se instala entre rochas preexistentes, o calor proveniente do magma pode metamorfizar as rochas encaixantes. Ex.: calcário em contacto com uma intrusão magmática pode recristalizar e originar um mármore.
1 comentário:
Isabel, desculpa não ter referido os teus resumos na aula, mas é que por distracção pensei que timham sido elaborados pela Laura na íntegra.
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