O resumo está muito bom, no entanto é preciso esclarecer 3 pontos importantes:
1. ÁTOMO DE HIDROGÉNIO
O espectro de emissão do átomo de hidrogénio apresenta 4 riscas bem definidas na região do visível e outras, mais ténues na zona violeta. Mas, não esquecer (não confundir!) que o espectro de emissão completo do átomo de Hidrogénio apresenta um conjunto de riscas na zona do infravermelho, visível e ultravioleta.
2. VARIAÇÃO DO RAIO ATÓMICO
Justificar a variação do raio atómico ao longo do período devido ao factor da atracção ao núcleo (aumento da carga nuclear), pelo que os electrões ficam mais próximos do núcleo e, por isso, o raio atómico diminui ao longo do período.
Justificar o aumento do raio atómico ao longo do grupo com o aumento do número atómico, os electrões ficam mais afastados do núcleo à medida que o número quântico principal n do nível de valência aumenta.
3. EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
A atmosfera primitiva seria constituída maioritariamente por vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO2), azoto (N2) e, em muito menor quantidade, metano (CH4) e amoníaco (NH3) – Gases vestigiais. O aparecimento do oxigénio na atmosfera (O2) terá resultado da transformação das moléculas de H2O em O2 e H2 devido à acção das radiações solares (fotólise da água). Mas a produção de quantidades significativas de oxigénio só se verificou após o aparecimento dos primeiros seres fotossintéticos.
Continuação de Bom Trabalho!
Profª Sandra
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário